domingo, 8 de fevereiro de 2009

Só uma chuvinha?






As fotos acima -totalmente desfocadas- foram tiradas por mim, anteontem(sábado), lá pelas 19h. Estava andando pela rua, acompanhado de dois amigos, quando começou a chover fortemente. Totalmente encharcados, paramos num posto, que fica a dois quarteirões aqui de casa. Foi de lá que vi o "Deus nos acuda". Uma chuva que parecia ser daquelas pesadas, porém ligeiras, durou tempo demais e o resultado foi aquilo que todos puderam acompanhar, MAIS UMA VEZ, nos telejornais noturnos. Eu, estático no posto, olhei o samba dos carros que se aventuravam na enchente. Alguns enguiçavam, outros conseguiam passar pelos principais pontos de alagamento. Os motoristas que saíam do condomínio em frente ao posto pensavam duas vezes antes de acelerar.

Nesse tempo, lembrei daquele papo de que o Brasil não sofre com desastres naturais, já que os terremotos são raros, furacões mais ainda e não há vulcões em atividade. Tudo bem, mas com o perdão do "palavrão", aqui, no sudeste e sul brasileiros, é assim: choveu, fudeu! As enchentes são cada vez mais frequentes no Sudeste inteiro e em algumas áreas da região Sul, como Santa Catarina, que sofreu enorme devastação no final do ano passado.

Diante do problema, muita gente coloca a culpa na chuva. Não sei se dou risada ou se choro ao ouvir essas declarações. No desastre em Santa Catarina, autoridades, como o secretário de segurança pública do Estado, lamentavam a "fatalidade" e diziam estar orando para a chuva passar. Fatalidade? Os alagamentos, enchentes e desabamentos são consequência da falta de planejamento urbano, da ocupação irregular de áreas impróprias, do lixo, do entupimento de bueiros etc. Ou seja, as autoridades públicas, com a devida colaboração da população e de outros orgãos, deveriam trabalhar para promover condições adequadas de habitação e infra-estrutura e não transmitir a responsabilidade a um fenômeno natural.

Chuvas tropicais, de forte intensidade, acontecem em vários lugares do mundo. Mas não é em todos eles que as imagens das cidades atingidas vão parar naqueles programas americanos do tipo Vídeos Incríveis.

Enquanto isso, aqui, muitas pessoas rezam para não chover.





Será que Gene Kelly toparia dançar nas chuvas brasileiras?



11 comentários:

Barbara disse...

Gene Kelly toparia se fosse somente um suicída.

Complicada essa história de péssima infra-estrutura.. e isso acontece em graaande quantidade no país. Veja só que vida tirana: Viveram na seca a vida inteira em Santa Catarina para no final, morrerem afogados.

Acontece que os responsáveis pelo planejameento estrutural tá ocupado demais pra fazer seu próprio trabalho.. e o Brasil é um lugar grande demais com esse tipo de problema que aparece em todo canto. Gastaria "dinheiro, trabalho e cansaço" demais.. sabe como é. Nunca consertariam todos os lugares.

Chato sim. Quem sabe um dia ha esperanças para no mínimo, reformas? Tirando alojamento para aqueles que perdem tudo em tempos como esse.

Vi carros alagados nesse pesado fim de semana.. é.. "um problemão" como o senhor diria.

Triste, na verdade. E nós? fazemos o quê? Sentar num lugar alto, e chorar.

Anônimo disse...

Queria um dia poder dizer como o Raul Seixas :"eu perdi o meu medo , o meu medo , o meu medo da chuva ..."

Unknown disse...

seu texto perdeu muito!! vc simplismente ocultou que no posto encontrou com uma grande pessoa!!
grande e molhada!

Gabriel R.M. disse...

É rapaz. "O buraco é mais embaixo", alguns diriam. Muito fácil jogar a culpa para a natureza. Afinal, quem é bom com desculpas, não é bom com mais nada.
Gostei do desfecho bem humorado. Uma boa sacada satirizar isso tudo com um clássico cinematográfico.

Gelada.

Gabriel R.M. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriel R.M. disse...

Pergunto-lhe: esse "esfomeados" para os que comentam foi escolha sua?
De resto, fico só a espera de mais casos polêmicos que nosso país gera, porque vejo que será interessantíssimo passar por aqui.
Imagine só nas eleições do ano que vem. Xiiiiiiiiii.
Vai bombar o blog do Jamie Oliver aí (chef de cozinha britânico, tem programa dele na GNT. Acho-o arrojado, criativo e com temperos jamais vistos por essa banda de cá).

Gelada.

Anônimo disse...

Legal esse lance de esfomeados.Fome de participar , fome de saber , fome de viver .Voce tem fome de que ?
Blog interessante.vai render .

Anônimo disse...

Gostei! Muito interessante seu espaço. Não é todo mundo que se propõe discutir esse tipo de assunto. Esse descaso geral que cresce a cada dia nesse Brasilzão precisa muito de pessoas como vc, para ao menos tentar conscientizar o povo de que, sem uma unificação de pensamentos e atitudes, as coisas sequer podem ter chance de alguma mudança, por menor que seja. E gostei da forma leve da finalização do post.

Ivan Oliveira disse...

Mais uma vez agradeço aos comentários e às visitas novas.

Sim, Gabriel, "os esfomeados" foi idéia minha.

Gabriel R.M. disse...

Ah! Muito bão! Uma boa ideia. Pelo menos eu venho aqui com fome, sim. O restante aí, acho que posso dizer por todos.
E vamos ver quantas chuvas tem que cair para vermos o quão molhado fica.

Gelada.

Pipolo disse...

"deei" <- uma espécie de expressão verbal quase impossível de se reproduzir pela escrita,mas que é útil na maior parte das situações,principalmente quando se assiste aos jornais da tarde! ^^