terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Humor é coisa séria!

????????????????????????????????



Estava lendo a Folha Online e me deparei com esta notícia http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/zapping/ult3954u507635.shtml, na coluna da Fabíola Reipert, sobre os bastidores do mundo artístico e televisivo.

Carlos Alberto da Silva, o Mendigo ex-pânico, e Vinicius Vieira, o Glu Glu ex-pânico, que haviam migrado para a Record com expectativa de sucesso, estão "sem função".

Fiquei muito feliz!

Por que?

Porque estão no lugar que merecem estar, no vazio.

O Pânico, lugar de origem dos dois "atores", sempre prezou por um humor rasteiro, vulgar e baseado na intimidação do outro. Longe de ter um roteiro criativo ou hábil, o programa, chefiado por Emilio Surita, tem como principal arma uma equipe de pseudo-repórteres - atores?- mal educados e e grosseiros. O problema não é o fato do humor estar no constrangimento alheio(outras formas de humor também partem da mesma prerrogativa), mas, sim, a hostilidade indecente e agressiva presente nos quadros. Você já riu com o programa? Eu também, o que não o isenta de seus defeitos.

É difícil de admitir, mas o Pânico fez sucesso. As idéias de Emilio e alguns bons improvisadores renderam ao programa audiência poderosa aos domingos. Foi o suficiente para a Record investir em dois membros da equipe - estes senhores na imagem acima- e tirá-los da Rede TV, com esperanças de abalar a concorrente e inserir os sub-comediantes em programas como o horrível Show do Tom. Bem, nem é preciso dizer o resto. Basta observarmos que o Pânico se abalou sozinho; sua audiência não é mais a mesma(apesar de ainda ser grande) e sua estrutura se esgotou. E a Record, orientada por alguém que não entende absolutamente nada de humor, contratou dois comediantes de 5ª categoria, paga a eles muito mais do que a Rede TV pagava e agora vive o drama de não saber onde colocá-los, pois o público- O JÚRI- logo caiu na real e condenou as duas figuras.


FIQUEI EXTREMAMENTE CONTENTE!


Chico Anysio, um verdadeiro criador de personagens cômicos.



Marcelo Tas é líder do CQC, programa que faz um humor jornalístico e politizado, apresentado por jornalistas e figuras da Comédia Stand Up paulistana. Esperança de um humor de mais qualidade. Marcelo Tas ou Emílio Surita?

8 comentários:

Anônimo disse...

Quem foi que disse para esses senhores , que humor significa humilhar pessoas??? Rir da desgraça alheia parece que tomou conta do programa Pânico.... quem sabe se outras emissoras também contratarem outros "artistas"(?)desse programa e os deixarem também na geladeira, o programa suma do ar?? Desejo que o CQC não caia na mesma do Pânico... por enquanto ainda tá bom...
Teu blog tá muiiiiito bom de ler. Beijo

Anônimo disse...

É Ivan...eu até já ri de algumas coisas do Pânico mas, na sua maioria do tempo, eles são de um mau gosto gigantesco, com suas piadinhas em cima das pessoas e isso não me agrada em nada! Sou muito mais o CQC, que devagar vai conquistando mais gente, justamente por ser um programa que se propõe a fazer um humor politizado e com jornalistas e atores de uma outra "linha" de entretenimento. Tenho impressão de que o Pânico não vai muito mais longe não e acho até que não teve a ver com a perda dessa dupla infeliz. Acho que é o contexto mesmo, que já cansou, até porque as pessoas cada vez curtem menos esse lance de humilhar os outros publicamente.
Bj

Projeto Horizontes disse...

Não acho que o Pânico seja ruim. O que eu acho é que o humor como outros programas de entretenimento vivem de ciclos. O ciclo do Pânico acabou, e o que eu quero dizer é que a fórmula de humor usada pelo Pânico está desgastada, tanto que não deu certo na Record com os ex-integrantes.

Eu acredito que a nova fórmula é a usada pelo CQC, que é um humor politizado, além de contar com atores do stand up comedy que é o que eu acho que faz a diferença nesse programa. Como em qualquer área, novos profissionais chegam para substituir os antigos, isso não quer dizer que eram ruins por isso foram substituidos e sim que já está ultrapassado. Isso explica o fato do Chico Anysio estar na geladeira, não quer dizer, que ele não foi um excelente humorista e contribuiu muito para a cultura nacional, quer dizer, que ele não se encaixa para o gosto atual.

Anônimo disse...

Sou dessa opinião também. Piadinhas de péssimo gosto, levando a pessoa 'alvo' a se constranger, dar um sorriso amarelo, e muitas vezes até temer a aproximação desse pessoal que faz um humor um tanto duvidoso. Para fazer rir, eles acham necessário apelar, usando um tom pejorativo, desdenhando... Pra eles eu sugiro o nome do programa: Graça Zero! E para o Tas, que curtimos muito por aqui, torcemos que tanto ele, quanto a bancada que forma o CQC, não abaixem o nível, e nos façam as noites de 2as. feiras prazerosas! Ainda assim, vale a máxima: faça humor,não faça guerra! Conheço uma família que tem uma veia humorística nata, sem fazer esforço!bjo

Anônimo disse...

No CQC também tem uns caras bem fraquinhos e sem graça. O Marcelo Tas é criativo e carismático.A maioria ali precisa ainda comer muito arroz com feijão.Do Pânico nem falarei.Deixei de perder meu tempo com baixarias.Prá mim não tem programas bons de humor na TV.O Casseta tem alguns lances legais ,mas as fórmulas são repetitivas.Já repararam que todos estão sempre presentes nos mesmos eventos ?Tá faltando gente criativa prá criar novos textos e pautas.

Pelónnnn??? disse...

Arthur, perdão, mas baterei de frente com você e muitoo forte! o Pânico é ruim sim! Programas de entretenimento vivem de ciclos... correto! mas meu humor é coisa séria... e qdo diz-se que é coisa séria significa que tem uma função social. Trato o riso como uma correção de hábitos... e isso eh coisa séria... Se vc ri, e faz rir, pra ajudar na construção de carater dessa merda de sociedade não é mais questão de entretenimento... é claro que a questão eh muito maior que isso, afinal o riso dá prazer e o prazer dá dinheiro... por isso as salas de teatro Stand up em toda são paulo estão lotadas!
Enfim... humour é coisa séria, não entretenimento barato...=]
ps: qual a função social do pânico? humilhar pessoas publicamente, e tirar do público esse riso baixo... esse humour rasteiro... q te faz rir só porq não eh vc sendo humilhado... q coisa catastróficamente ruim é o pânico...

Anônimo disse...

Fiquei muito feliz! [2]
É difícil de admitir, mas o Pânico fez sucesso.[2]

Para conhecer grandes artes, teremos que ir verificando, infelizmente, coisas podres. O problema maior é quando tais artes fazem sucesso.

Curiosidade: minha ordem de letras para aceitar esse comentário foi thelouro. Besta, mais achei curioso.

Projeto Horizontes disse...

Rafael, concordo na parte que você falou que o humor com função social é bom, mas não acredito que essa é a principal função do humor e sim, entreter. Acho que se além do entretenimento tiver função crítica e social será melhor ainda mas para mim a principal função é mero entretenimento. E sei também que em algumas coisas o pânico é ruim, principalmente, na apelação e humilhação de algumas pessoas para fazer rir mas acredito que no começo do programa teve algumas coisas que revolucionaram os programas de humor no Brasil e acredito que tenha servido de inspiração para o CQC brasileiro, mesmo sabendo que o CQC segue os moldes do original argentino. Para terminar, você falou que qual é a função social do Pânico né? Mas vou fazer outra pergunta, qual é ou foi a função social de grandes humoristas no brasil além de entreter como o Chico Anysio?