terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Poucos criam, alguns copiam e alguns são premiados

Os caras do Coldplay




Na noite do último domingo, em Los Angeles, os britânicos do Coldplay ganharam o grammy de melhor canção do ano com a música "Viva la vida". A grande polêmica, no entanto, reside na acusação de plágio feita pelo guitarrista Joe Satriani, que diz que "Viva la vida" é plágio de "If I could fly", música lançada pelo guitarrista no disco "Is There Love in Space?". A banda nega.

Longe de querer julgar se houve plágio ou não(realmente, o trecho melódico que sustenta "Viva la vida" é praticamente igual ao riff de Satriani), digo que há aquilo que chamam de plágio inconsciente, que é feito sem intenção, despropositadamente. Pode ser que seja o caso.

Porém, pra dizer bem a verdade, poucos criam, de fato, alguma coisa no meio musical. No rock, há bandas criadoras, que inventaram novas formas, alteraram a estilística e influenciaram gerações. E há bandas competentes que apenas seguiram roteiros, no máximo misturando influências. É o caso do Coldplay. Trata-se de uma banda forte no cenário mundial, composta por bons músicos, possui arranjos ricos e um intérprete que conquista muitos ouvidos. Suas canções recebem claras influências de U2, Echo and the Bunnymen e até uma pitada de R.E.M. Não digo que sua força criativa é limitada, mas sim que segue modelos já anteriormente criados e difundidos. Assim como MUITAS bandas e artistas atualmente. Tudo se parece, esse é o problema.






Abaixo, o link da reportagem da UOL para o caso. Lá vocês podem ouvir e reparar a semelhança.

http://musica.uol.com.br/ultnot/2008/12/09/ult89u9972.jhtm

8 comentários:

Anônimo disse...

É, ouvi falar sobre essa história de plágio, é complicada.. a gente não sabe se foi intencional, ou se de repente os outros só querem ganhar dinheiro às custas deles. Anyway.. temos que marcar algo, Ivan! beijoos =]

Anônimo disse...

Tem novela que copia filme ou cenas deles,gente que copia o jeito do outro falar,vestir ,livros com histórias super parecidas ,propagandas ,fotos...Enfim nós não damos conta de perceber porque não dá prá ver e acompanhar tudo,mas acho uma tremenda safadeza.Prá mim não é coincidência nada.Quem se mete numa área tem que conhecer o máximo dentro dela ,respeitar o que já foi feito e ser original ,senão caia fora e assuma sua mediocridade.

Pelónnnn??? disse...

Xiiii.. tem gente brava com plágio aí hein?
bom eu creio que nada se cria... =D

mas tampouco creio que tudo se copia como diz a fala popular...

Consciente, ou inconscitemente, estamos transformando as coisas, porque se somos quem somos é porquê herdamos coisas de nossos antepassados sejam eles nossos avós ou Willian Shakespeare, seja um traço, um acorde, uma postura, um verso ou uma idéia. Nada que saia de mim creio ser puro, ser meu, pra sair de mim alguma coisa ela precisaria ter chegado de algum lugar, e então a pergunta não é de onde essa coisa veio, mas como eu vou colocá-la no mundo.
Não sei se estou sendo claro, mas pra reafirmar o que digo uso Manoel de Barros:
" O olho vê. A lembrança re-vê. A imaginação transvê.
É preciso Transver o mundo."

Anônimo disse...

Que os músicos me perdoem, mas não achei a semelhança. Ouvi, re-ouvi e re-re-ouvi. Não consegui achar o que Satriani reivindica. E cá entre nós, gostei mais da música do guitarrista do que a do Sr. Paltrow.

Projeto Horizontes disse...

Antes de mais nada, muito bom o texto, Ivan. Começou já fazendo o papel do jornalista, que é informar. Eu não sabia do suposto plágio do Coldplay, soube através do seu blog. Para mim, Coldplay é a melhor banda de rock da atualidade, prêmios merecidos.

Não vou te acusar de plagiar a minha idéia, e sim, vou colocá-la como o que você disse: '' plágio inconsciente, que é feito sem intenção, despropositadamente.'' hahahaha
Eu também falei sobre plágio no meu blog, porém sobre uma banda de qualidade e caráter duvidoso que é o Nx Zero. hahah
Eu to brincando e repito: muito bom esse seu texto e o blog em geral. Abraço

Barbara disse...

Achei super diferente, é tudo intriga da oposição. Tenho dito!

Coldplay manda bem.

Pipolo disse...

De fato,premio não merecido pelo "Morra la Vida" e sendo plágio ou não(não ouvi ainda) não acho que um tio(satriani) que fica se lamentando de não ter sido tão bom quanto os ídolos dele e os "geladas" do outro lado haja algo de realmente bom pra se ouvir,por isso,vou ouvir,como disse nosso caro Gueto ali em cima,um bom Miltão que ganho muito mais,fico fora dessa palhaçada e ainda aprendo alguma coisa! ^^

Anônimo disse...

É Ivan...esse problema de plágio acontece com alguma freqüência... saber se é intencional ou não é que fica complicado. Mas até não achei muita semelhança não. Talvez meus ouvidos não sejam tão aguçados nesse quesito. hehehe
Mas concordo plenamente com você, quando diz atualmente tudo se parece... está faltando aparecer algo novo e não "reciclado".
Gostei daqui! Vou linkar seu blog no meu, assim fica mais fácil eu visitar sempre! Espero que não se importe.
Abçs