sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Muito mais que um beijo!


Estava navegando por aí e vi a chamada para a este link ( http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,EMI26916-9531,00.html ). É uma lista dos 10 beijos mais bonitos da história do cinema e da TV. Antes que você possa pensar qualquer coisa, também não gosto de listinhas, essa então é uma grande bobagem. MAS a reportagem é só uma introdução para que eu fale do filme vencedor, o 1º lugar na lista: "Diário de uma paixão".

Esse filme já foi bem indicado pela Stella no seu blog( http://dicasdobem.zip.net/ ) e é adorado pela maioria que assistiu. Pena que não tenha sido tão assistido.



Diário de uma paixão(The Notebook) é um filme de amor, assumidamente e sem temor nenhum. Usa diversos clichês e, tecnicamente, é no máximo mediano. Mas é capaz de levar-nos embora com ele. Saímos da poltrona e viajamos na história do casal.

De estética simples, a narrativa versa sobre a força e a capacidade do amor de uma pessoa pela outra. Até aí, nada de extraordinário. No entanto, o casal principal é tão bem interpretado que exerce sobre nós uma mágica raramente vista.

Os atores são Ryan Gosling e Rachel McAdams. Ele é um ator talentosíssimo, da nova geração, e fez filmes considerados cults, como o excelente "Half Nelson" e o estranho "A Garota Ideal", filme no qual ele se apaixona por uma boneca inflável. Já ela vai no caminho contrário, fazendo porcarias de engasgar com a pipoca, como "Penetras bons de bico", "Menina Veneno" e o medonho "Meninas Malvadas"- uma mistura de High School Musical com Segundas Intenções, ou seja, não poderia ser pior.

Mas a grande verdade é que, em "Diário de uma paixão", eles não poderiam estar melhores. Tudo parece orgânico, verdadeiro e real. Os diálogos, os olhares, os beijos... O filme se torna irresistível. Não apenas embarcamos no romance, como também refletimos, pensamos, imaginamos ou desejamos viver um amor tão veemente. A dúvida vem na cabeça de qualquer um: " Será que um dia vou viver algo tão intenso? Será que já vivi algo parecido?". Os descrentes realistas podem dizer: "amor assim é conto de fadas, não existe!". Mas, conto de fadas ou não, até o mais desacreditado volta a sonhar e talvez se iludir com a possibilidade de vivenciar tal paixão. Afinal, quem não quer? Há casamentos felizes, namoros gostosos e muitas pessoas "ficando" nas baladas. Só que a questão trazida pelo filme não é o "gostar de alguém e conviver bem", é algo muito maior, um sentimento dominante que impera sobre a lógica social, sobre a conveniência racional.

O filme nos conta um amor devastador, SEM ser piegas ou sentimentalista. Para isso, não bastariam bons atores. Seria necessária a tal da "química", e o entrosamento aqui é fantástico. O casal principal ganha o filme, domina o espectador e entra definitivamente na nossa memória.

Por mais que , atualmente, os relacionamentos sejam cada vez mais ocasionais e despretensiosos, o que até tem o seu lado bom, uma vontade parece imperar: no fundo da alma, todos sonham viver um amor como o de "Diário de uma paixão".








Obs: aquele que se colocar negativamente em relação a minha última frase será submetido ao detector de mentiras.














Eleito o beijo mais bonito.


trailer do filme : http://www.youtube.com/watch?v=WVPFgs-61u0

6 comentários:

Anônimo disse...

O filme " de amor e de sombras" sobre uma jornalista que ignora a repressão política de seu país na época militar de Pinochet e que se apaixona por um fotógrafo de origem espanhola ( Antonio Banderas... aiai..) o filme é pesado e mostra os horrores sofridos pelos chilenos, mas o romance dos dois gera uma das cenas mais lindas de amor que eu já vi.
Ivan, lindo o que você escreveu aqui... Parabéns!!!!!

Anônimo disse...

Quando alguém me pergunta que filme marcou pra mim, é instantâneo dizer Diário de uma Paixão! De uma sensibilidade incrível, o amor é retratado de uma forma invejável, e réu confessa: eu queria uma história de amor assim. Belíssimo filme, de emocionar e tocar o fundo da alma. Soube esses dias que meu pai assistiu e se emocionou o filme todo... Aos romanticos (ou não), vale e muito assisti-lo e passa-lo adiante!

Anônimo disse...

Realmente é um filme muito bonito e prazeroso de assistir. Emociona muito.
Quanto aos melhores beijos inclui-se aí na lista My Blueberry Nights - Um beijo roubado -

Anônimo disse...

Não assisti a esse filme, mas a maneira como você o descreveu já foi o suficiente prá que eu vá atrás dele para ver. Um filme intenso como esse parece ser, é daqueles que realmente a gente fica hipnotizada e, lá no fundinho, pensando como seria bom viver um grande amor!
Boa dica, Ivan e, ótimo texto!
Bj

Pelónnnn??? disse...

"no fundo da alma, todos sonham viver um amor como o de "Diário de uma paixão". "


...


...


...

Anônimo disse...

É meu bom rapaz, divulgue! Divulgue para que os preguiçosos do cinema que não vasculham muito por aí e amam Veloses e Furiosos (também por outros motivos de tratamento) não fiquem só nas porcarias que ELES lançam. Confesso que nunca ouvi alguém falar de tal filme, mas já está na lista dos downloads. Em breve espero agradecer-lhe pelo tremendo filme que recomendou. Até porque esses tipos de filmes me ganham. O sr. me conhece, esse é um dos que você talvez diga "É! É pra ele!".
=D