domingo, 22 de fevereiro de 2009

Opinião, senso crítico e a participação dos leitores neste blog

Minha intenção primordial era fazer um post sobre o Oscar, que acabou de acontecer e consagrou uma produção que une Bollywood e Hollywood, o filme "Slumdog Millionaire"(Quem quer ser milionário?), ganhador de 8 Oscar, incluindo melhor filme e diretor, o que confirma a avalanche indiana no ocidente. Mas, ao ler os comentários sobre o útlimo post, a respeito de Heath Ledger, que acaba de ganhar o oscar póstumo e ser aplaudido de pé, resolvi fazer uma postagem diferente.

Sempre fui alvo de críticas que me acusavam de arrogante, pedante ou intransigente, por não aceitar opiniões diversas e achar que estou sempre certo. Assumo que fui assim por algum tempo, mas a ausência de análise crítica sempre me irritou. Odeio frases do tipo " gosto não se discute", " eu penso assim, tá? se vc não pensa, problema seu!" ou "cada um, cada um". Se gosto não se discutisse, cada um de nós estaríamos gostando das mesmas coisas desde os 3 anos de idade. Se o seu gosto por algo mudou e agora você gosta de outras coisas é porque você mesmo colocou o seu gosto antigo em discussão. Concordar ou não é um direito de todos, desde que estabeleça-se uma lógica explicativa, pautada por algo que gosto muito chamado ARGUMENTO!
Para minha satisfação, os leitores desse blog vem me surpreendendo ao exporem construções argumentativas louváveis a respeito das questões que permeiam as minhas postagens.

Tomo a liberdade de postar aqui dois comentários CONTRÁRIOS à minha posição sobre Heath Ledger no post passado, quando digo que a estatueta é mais do que justa. Percebe-se a clareza e a consistência dos dois textos, que , em poucas linhas, usaram de extrema solidez argumentativa.



O 1º é da Cris:

"Sensacional a atuação de Ledger.No entanto ,já que ele optou por morrer ,penso que dispensou ,além das agruras da vida ,a famigerada estatueta .Minha modesta opinião é que se premie um vivo ,um que tenha coragem de permanecer respirando neste mundo tão cruel.Talentosos são poucos mas estão aí..."

O 2º é de Rafael Do Gueto, vulgo Pelon:

"Bom, darei a opinião de quem vive, estuda e é um ator.
Sim, ele arrasou no fim, mas foi um fracasso.
Não acredito que levar um personagem pra cama, viver um personagem sejam características de um bom ator. Ele deixou seu nome pra posteridade e gravado, mas fracassou como ser humano. Fez o personagem perfeitamente e depois sucumbiu. Diderot dizia que atuação é técnica, que o cara deveria saber exatamente o que fazer e só se envolver com o personagem cênicamente: se a mãe de um comediante morresse a tarde, este se apresentaria perfeitamente a noite fazendo todos rirem. É esse um exemplo básico. levar o personagem pra cama não leva nada.
Por isso resumo o fato em uma frase: Um Fantástico ator fracassado...
ps: não merece a estatueta."


São opiniões das quais discordo por achar que uma premiação julga a contribuição artística do ator no filme em questão. PORÉM, os dois levaram a discussão a um ponto onde concordar ou discordar não importa muito. Cris parece levantar a questão "qual a função do Oscar?" e "por que premiar um suicida?", algo que não havia pensado e que merece reflexões. Já Gueto questiona o processo de Ledger e critica o envolvimento pessoal do ator com o personagem. A visão do Pelon lembra muito a fala de uma mulher chamada Fátima Toledo, preparadora de elencos, que trabalhou em filmes brasileiros como Cidade de Deus e outros. Ela diz, também baseada em Diderot, que o ator deve fazer uso do sensitivo e não do emocional, já que o envolvimento "espiritual" do ator com o personagem é algo com o qual ela se recusa a trabalhar, pois pode ser perigoso. Sua tese é a de que a técnica de atuar é dominar racionalmente algumas sensações, de modo que o ator tenha total controle sobre o ato e que, assim, possa desligar e ligar o personagem a qualquer momento. Daí o porquê do método dela ser tão usado no cinema, onde grava-se 34753049857 mil vezes a mesma cena e nem sempre na ordem lógica dos acontecimentos.


Definitivamente, a discussão bem fundamentada é um dos meus passatempos prediletos, porque só nos faz crescer.

AGRADEÇO a vocês por irem muito além do "eu não gosto", "eu acho, eu não acho".


SENSACIONAL!

4 comentários:

Anônimo disse...

Existe um problema que deve ser considerado.Há muitas pessoas que tem uma opinião formada mas não conseguem argumentar por terem dificuldade de expressão oral ou escrita.Por dificuldade entenda -se :falta de vocabulário , não conseguir expressar o que pensa em palavras ,medo de colocar palavras "erradas " numa conversa ou texto ,receio de ser mal coompreendido ,´principalmente quando há um interlocutor que verbaliza muito bem.Além disso há quem não goste de discussâo ou que ,como euzinha mesma ,não tem muita paciência com muito blá,blá,blá...As vozes começam a se exaltar eu pego um livro e tchau.

Anônimo disse...

Infelizmente esse filme eu ainda não vi. Estava acostumada a assistir a todos que pudesse, antes da premiação mas, como moro no Nordeste agora, muitas vezes leva um tempo para chegar aqui os filmes que estão concorrendo e, com isso, acabo ficando meio desatualizada. Assim que passar por aqui vou ver, com certeza! Quanto aos comentários, concordo com você que ninguém tem que pensar igual a ninguém. Cada um tem sua visão pessoal de cada situação, mas há que se ter argumentos, com certeza e isso, às vezes, é complicado para alguns.
Assisti ao Oscar ontem e fiquei curiosíssima de assistir ao "Slumdog Millionaire", já que recebeu tantos Oscars !
Bj

Anônimo disse...

a questão é que o cara é bom mesmo e mereceu sim ganhar o Oscar... 5 outros atores indicados postumamente ao Oscar não o receberam.
James Dean foi indicado duas vezes à estatueta de melhor ator após sua morte, e Spencer Tracy, Massimo Troisi, Ralph Richardson e Jeanne Eagels também.
Sobre sua MORTE HÁ especulações de que ele não conseguiu se desvencilhar da personagem e precisaria tomar remédios para dormir, mas não sabemos como a vida dele andava antes mesmo de começar a interpretar o Coringa. Não concordo que ele tenha fracassado, talvez nem quisesse se matar... foi uma fatalidade. É isso!!!

Pelónnnn??? disse...

Sim ivanzão. Creio que há dois pontos principais para uma boa discussão: argumentação e desapego. dar e receber informações, afinal, não é isso a comunicação?
hehehe ( não me mate pela simplicidade da frase)!
Sim, eu concordo com o que disse tu Aída, não sabemos da vida dele antes nem nada e pode ter sido outros mil motivos... não cabe a nós julgar apenas divagar sobre o assunto... Eu até acho que fui um pouco superficial na minha análise olhando o fato sobre um ângulo só... mas bem... assim criamos pontos de vista =]