segunda-feira, 20 de julho de 2009

Genialidade?





























Apesar de não ser tarefa muito fácil, muitos já tentaram definir o conceito de genialidade. Anos depois, alguns consensos: gênio seria aquele com capacidades mentais fora do comum, podendo chegar ao brilhantismo. Pode ter tanto um intelecto extraordinariamente grande ou um talento criativo incomum. Claro, muitos gênios desenvolveram também incapacidades, muitos ficaram loucos ou tinham obsessões, compulsões e outros distúrbios. Mas o que os fez serem chamados de geniais era a diferença entre seus intelectos e os da maioria.

Schopenhauer dizia que os gênios são aqueles cujo intelecto prevalece sobre a vontade de forma muito forte.

Kant usava a ideia de aprendizagem para explicar a genialidade. Para ele, o gênio seria independente na compreensão de conceitos, não precisando que alguém o ensinasse.

Pois bem, eis que estou lendo a coluna de Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo(Sábado) quando me deparo com uma notícia assustadoramente sensacional: a revista Galileu está preparando um especial sobre "gênios brasileiros". Até aí, ótimo, sensacional a iniciativa. O assustador: dentre os gênios que serão perfilados na edição, estão Boninho, o diretor do BBB, e Chimbinha, o topetudo guitarrista da banda Calypso.


Fui conferir a informação( vai que a Mônica não dormiu direito no dia) e era isso mesmo.



Chimbinha
e Boninho: gênios brasileiros.


Obs: o perfil de Boninho está sendo escrito pelo lírico Pedro Bial. Aliás, por que não colocaram o Bial lá também? Quem sabe a Xuxa?


Bem, como nenhum comentário meu seria capaz de expressar o quanto eu passei mal ao ler a notícia, apenas proponho uma reflexão: Anatol Rosenfeld fez um grande e completo estudo sobre os gêneros literários, mas, pesquisando os gêneros humorísticos, pude chegar à conclusão de que nenhum deles chega perto do tamanho abstracionismo cômico no qual a realidade se tornou.



Chimbinha, guitarrista e parceiro da cantora Joelma na banda Calypso.





Pedro Bial e Boninho, este último considerado um gênio brasileiro pela revista Galileu, da editora Globo (opa... ah, deve ser coincidência).

6 comentários:

Cris disse...

Gente !!!! Como o Boninho não é gênio ? Tá rico prá c...às custas dos trouxas que dão audiência ao seu BBB...Pegou a fórmula e foi em frente...Mais gênio que ele só o Bial com aqueles textos magníficos , interpretados por...ele mesmo ! Genial !!!!

Gabriel R.M. disse...

Nao concordo a autora acima.
Passei mal lendo o post também, Ivan, se serve de consolo.
Lamentável.

Acho que não passa de coincidência mesmo o Boninho sair na revista cuja editora é a Globo. Vai saber por que isso acontece.

Agora, falando de gênios mesmo, uma vez li na Folha Ciência que um inteléctuo muito desenvolvido, a ponto de ser gênio e tudo mais, deixa a pessoa mais suscetível a problemas psiquiátricos.

Bom, de qualquer forma, esses caras aí têm a "street smartness" como diriam alguns seriados norte americanos.

Sylvia disse...

Lembro-me que fiquei chocada com a notícia de que Boninho e outros socialites jogavam ovos crus da janela do apartamento nas pessoas e carros que passavam pela rua... será que esse é o comportamento de um gênio??? ou um comportamento de gênio é "roubar" idéias de canais estrangeiros?
Em relação ao Chimbinha, sem comentários!!!!!
Socorrrooooooooo......

Anônimo disse...

Ouvi dizer que Boninho é muiiito inteligente mesmo. Será?

Jack Sorridente disse...

Essa definição de gênio feita pelo Schopenhauer me confortou (?)

Vagner Queiroz disse...

Hein?... pera ai, como?.... Meus deus não entendi(...) Deixa eu me levantar e respirar. Tudo bem agora. Legal. Eu meio que já tinha percebido a semelhança (ou melhor o brilhantismo) ao comparar Chimbinha com Jimi Hendrix e o Boninho com Leonardo da Vinci, mas achei por bem não mencionar. Achei que estava equivocado. Agora vejo que estava errado. Parabéns pelo blog.